domingo, 2 de outubro de 2011

Modernismo no Brasil II

Esse post mostará a início, de fato, do Modernismo no Brasil. Espero que vocês gostem!
---
A Semana de Srte Moderna aconteceu em S.P., no Teatro Municipal, de 13 a 17 de fevereiro de 1922. Esse ano foi escolhido por representar o centenário da independência do Brasil; a data celebraria a independência da arte. O evento participa das festividades de centenário da independência.
O evento foi patrocinado pelos própios modernistas, que tinham muito dinheiro. A maior parte do dinheiro veio de Paulo Prado.
No primeiro dia, muitos não sabiam do que se tratava a exposição, e por isso foram vê-la. Pode- se dizer que foi uma " exposição escandalosa".
Os participantes da Semana de 22 foram: Heitor Villa- Lobos (música), Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia (literatura), Victor Brecheret (escultura) e Anita Malfatti e Di Cavalcanti (pintura).
Vale lembrar que Tarsila da Amaral não participou da Semana de 22, pois ela estava em Paris (ela nem conhecia os modernistas ainda).
A abertura do evento foi feita por Graça Aranha, que foi um escritor PRÉ- Modernista.
A Rede Globo, produziu em 2004, a minissérie Um Só Coração, com o intuito de homenagear os 450 anos de S.P. A minissérie fala um pouco sobre a Semana da Arte Moderna e seus artistas. O link a seguir mostra trechos dessa série: http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw
As fotos abaixo mostram os convites do evento:


Nesse 'desenho' pode-se identificar alguns artistas da Semana de 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário