domingo, 2 de outubro de 2011

Modernismo no Brasil I

Ola pessoal! Depois de terem me pedido muito para postar algo novo e depois de estar um ano sem postar sobre arte no blog, aqui vai uma postagem sobre modernismo no Brasil.
Espero que voces aproveitem!
---

A primeira exposição de arte moderna no Brasil foi realizada pelo lituano Lasar Segall em 1913. Ele vem para o Brasil para visitar os irmãos que moravam aqui e aproveita para "divulgar" seu trabalho. Infelizmente, a exposição foi um fracasso. Porém, é por causa dela que Anita Malfatti se empolga para sair do pais e estudar arte.


Asilo dos Velhos- 1909- obra de Lasar Segall que participou da exposição de 1913 em Campinas

Anita Malfatti foi a primeira brasileira de fato a realizar uma exposição de Arte Moderna aqui no Brasil. Em suas obras há a influencias do Fauvismo/Cubismo, Expressionismo adquiridas em suas viagen à França, EUA e Alemanha. Mas é necessario lembrar que na Arte Moderna brasileira não há uma vanguarda em evidência, mas sim uma fusão dos elementos das vanguardas.
A exposição ocorreu em 1917, e foi fortemente criticada por Monteiro Lobato; e como Malfatti não era uma pessoa muito segura, se achava feia, etc, ela sofreu muito com essas críticas.
A crítica de Monteiro Lobato foi expressa no texto Paranoia ou Mistificação, que foi publicado no jornal 'O Estado de SP'. (outro post falará mais sobre esse texto).
O mais intressante é que, por causa desse texto, muitos artistas se uniram a Anita Malfatti em busca de uma arte brasileira livre das regras do adademicismo. O grupo resolveu se organizar para mostrar a Arte Moderna para o Brasil. "Eles criaram uma briga INTELECTUAL".
Abaixo, estao algumas obras de Anita Malfatti:
A Estudante Russa- 1915/1916

A Boba- 1915/1916

O Japonês- 1915/1916


O Farol- 1915

Homem Amarelo- 1915
A Ventania- 1915/1917





Nenhum comentário:

Postar um comentário